quarta-feira, 9 de junho de 2010

Inteligência - veja como potencializá-la.

Certa vez o biólogo evolucionista Stephen Jay Gould, que criticou o teste de QI devido ao preconceito racial e social e sublinhou que as provas não indicam uma origem genética para as diferenças na inteligência do grupo. 
Segundo ele a inteligência não pode ser fervida para baixo a um único fator mensurável.

Fato com o qual eu concordo plenamente.

Entre as definições sobre inteligência, temos: “indivíduo que consegue compreender com facilidade”. Sem dúvida, esta é uma das habilidades mais importantes para a nossa vida pessoal e profissional. Acreditamos que viver é buscar escolher as melhores alternativas e solucionar os desafios cotidianos, através do uso da razão, emoção e a intuição.



Vamos analizar a teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner. Ele definiu sete tipos de inteligência: lingüística, musical, lógico-matemática, espacial, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Para ficar mais fácil a compreensão, colocamos alguns exemplos do nosso cotidiano:

Inteligência lingüística – presente nas pessoas que têm facilidade com as palavras orais ou escritas, a exemplo de Vinícius de Moraes, Camões, Rui Barbosa. São hábeis para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.

Inteligência musical – traduzida pela habilidade de lidar com instrumentos musicais, obter harmonias e ritmos, produzindo sons agradáveis. Sensibilidade para ritmos, texturas, timbre e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. Presente em pessoas dos mais variados níveis culturais e em todas as camadas sociais – Tom Jobim, Caetano Veloso, Pixinguinha, Arthur Moreira Lima, entre outros.

Inteligência lógico-matemática – capacidade para lidar amigavelmente com padrões, sistematização, números, índices, gráficos e de ver o mundo e os acontecimentos de maneira lógica. Presente em engenheiros, médicos e cientistas, a exemplo de Albert Einstein e Isaac Newton.

Inteligência espacial – capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, avaliar distâncias, numa representação visual ou espacial. Presente em artistas plásticos, designers, engenheiros e arquitetos.

Inteligência cinestésica – possibilita grande controle dos movimentos do corpo. Afinidade para práticas de esportes, artes cênicas ou plásticas. Presente em bailarinos, atletas e jogadores de futebol, a exemplo de Pelé, Garrincha, Maradona, entre outros.

Inteligência interpessoal – esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Habilidade comum aos psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos.

Inteligência intrapessoal – habilidade para compreender os próprios sentimentos, sonhos e idéias, sabendo utilizá-los para a solução dos problemas pessoais.

Faça uma reflexão sobre quais delas você possui e as que devem ser desenvolvidas. Provavelmente não dispomos de todas, porém o mais importante é aprimorar as inatas ou adquiridas e entender as demais.

Você deve ter algumas que estão mais evidentes, esperando para que sejam exploradas. 

BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário